cores para ambientes internos

Como usar as cores na decoração? Veja 5 dicas para ambientes internos

A decoração da casa ou apartamento é uma das tarefas prediletas dos moradores. Mas poucos sabem que ela pode influenciar muito o cotidiano de cada pessoa que mora na casa. Você sabe, por exemplo, como escolher bem as cores para ambientes internos e quais sensações elas podem passar?

É interessante estabelecer uma harmonia entre você e a sua residência. Afinal, algumas pessoas passam por processos de transição e querem manter uma qualidade de vida em um novo local. Ou então, seguem o modelo home office e desejam priorizar a organização e a produtividade no dia a dia.

Dito isso, é importante saber o significado de cada cor antes de tomar qualquer atitude. Então, continue conosco e veja como usar as cores na sua decoração.

1. Verde

Com foco na sustentabilidade, muitos moradores optam pelo verde na hora da decoração. Afinal, quem segue esse estilo de vida vem com tal ideia em mente antes da entrega das chaves. E se trata mesmo de uma cor que remete ao equilíbrio e ao bem-estar.

As pessoas costumam usar em paredes de banheiros, varanda e na sala de estar. Naturalmente, plantas e flores dialogam com os objetos decorativos. Assim, trazem um aspecto de tranquilidade e ainda deixam o lar ainda mais arejado.

2. Branco e cores neutras

Essas são cores para ambientes internos que mais ganham admiradores. Afinal, as neutras são conhecidas por serem versáteis o suficiente a ponto de se adequarem aos variados tipos de decoração.

Outro aspecto favorável é que o mercado considera a cor branca mais barata para móveis planejados. Isso porque cores personalizadas dependem de um orçamento maior do consumidor. Seja como for, tais opções trazem calma, tranquilidade e garantem total elegância aos cômodos.

3. Azul

Anualmente, a Pantone lança, por meio de um evento, qual será a cor do ano que acaba de começar. Em 2022, temos o PANTONE 17-3938 Very Peri, que traz uma variação do azul com notas do vermelho-violeta.

Com essa base, é possível criar ambientes para promover um equilíbrio entre o entusiasmo do vermelho e a lealdade do azul. Assim, o morador pode mesclar com tons neutros ou usar outras tonalidades de azul para criar um ambiente monocromático ao quarto, sala de estar ou cozinha.

4. Amarelo

As cores para ambientes internos também são responsáveis por estimular o morador. Nesse caso, não podemos nos esquecer dos tons amarelos, que são energizantes. Então, foque nessa escolha para a varanda e sala de estar ou lugares em que normalmente as pessoas se reúnem para conversar.

5. Laranja

Se você quiser criar um espaço com total foco na criatividade, aposte no laranja. Aliás, é uma ótima cor para apostar na construção do seu home office. Afinal, ela estimula a criação de ideias e com uma boa iluminação pode aumentar sua produtividade no horário de expediente.

Neste conteúdo você conheceu algumas opções de cores para ambientes internos. Sobretudo, é necessário que a escolha esteja alinhada ao seu objetivo com cada cômodo da casa. Por isso, siga nossas dicas e obtenha bons resultados diários.

Você sabe o que é um projeto de interiores e quais as vantagens? Continue conosco e aprofunde seu conhecimento com o artigo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.