6 dicas que ninguém te conta na hora de fazer sua cozinha planejada
A cozinha representa o núcleo familiar de cada residência. Ou seja, um local onde é possível reunir a família a fim de viver momentos gastronômicos agradáveis. Por isso, é importante deixar o ambiente bastante aconchegante, e que tal investir em uma cozinha planejada?
Esteja você pensado em comprar seus móveis planejados para resolver problemas bem pontuais, como a falta de bancadas e micro-ondas muito alto, ou ainda querendo fazer toda sua cozinha do zero, sem dúvidas, é um investimento que traz benefícios a longo prazo e garante a satisfação de todos que residem em sua casa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas pouco comentadas, mas que farão muita diferença na sua satisfação com seus móveis da cozinha no futuro. Boa leitura!
1. Atente-se à altura e profundidade dos armários
Ao escolher seus móveis para a parte superior da cozinha planejada, busque deixar entre 150 cm a 180 cm de altura entre o piso e o puxador do armário. Já para os casos dos armários inferiores, essa medida deve variar entre 85 cm e 105 cm. Claro que essas medidas podem variar conforme a altura das pessoas que utilizarão o ambiente, mas considerando os valores fornecidos, os moradores não precisarão se esticar ou se abaixar excessivamente para utilizar a cozinha no dia a dia.
Outra dica importante, é evitar colocar móveis acima do fogão, pois o vapor quente estraga o material e deixa a superfície e os objetos cheios de gordura. Caso seu uso seja necessário, é interessante reduzir o tamanho desse móvel, aumentando sua altura para 170 cm a 200 cm do chão, o que equivale de 85 a 95 cm de vão em relação ao fogão. Uma outra solução é optar por uma coifa ou depurador como alternativa nesse espaço.
Por fim, é interessante que a profundidade dos móveis aéreos sejam entre 30 cm e 35 cm, menor que a dos balcões, sendo esses de 50 cm a 60 cm. Assim, evita-se que você bata a cabeça enquanto lava a louça ou faz outra atividade na cozinha.
2. Tenha cuidado com a base dos armários
A base dos armários da sua cozinha planejada também merece a sua atenção. É indicado que elas sejam suspensas do chão, pois assim você evita que os armários entrem em contato com água ao fazer a limpeza do ambiente, preservando-os por mais tempo
Contudo, caso opte por opções rentes ao chão, sejam elas de MDF, madeira maciça ou mesmo de alvenaria, garanta que exista um recuo de 10 a 15 cm da frente dos armários, pois assim evita-se bater os pés ao lavar a louça ou utilizar a bancada.
3. Evite problemas com a água
Normalmente, os móveis a cozinha costumam não ter fundo. Isso porque evita problemas de umidade e facilita o acesso do profissional da manutenção caso ocorra alguma infiltração ou vazamento de água. Já o tampo do móvel que envolve a cuba, contém rebaixo para área molhada.
Mas como esse ambiente é propício a receber mais umidade, é interessante considerar diferentes tipos de material que podem compor a sua cozinha planejada. Por exemplo, o MDF Ultra é mais resistente à água e a durabilidade é um fator que favorece muito o seu investimento.
4. Pense no uso e no que se pretende guardar
Nesse momento, é interessante definir o projeto de acordo com a pretenção de utilização da cozinha no dia a dia. Por exemplo, avaliar se existe a intenção de utilizar um bebedouro, ter um espaço para o lixo orgânico e reciclável, se haverá a necessidade de local para um botijão de gás, etc.
Outros pontos a considerar são o local do porta-tempero, a quantidade de louças e o cantinho que estarão os grandes eletrodomésticos, como airfryer, panela de arroz e liquidificador. Feita essa análise, você pode dimensionar quantidade e profundidade de gavetas e gavetões, além de prateleiras.
5. Pense nos pontos de tomada da cozinha planejada
É necessário seguir a Norma ABNT NBR 5410, que direciona o padrão em instalações elétricas de baixa tensão. Dito isso, a distribuição das tomadas deve ser feita a cada 3,5m da cozinha planejada. Já acima de cada bancada, a indicação é de dois pontos de tomada.
Por isso, pense bem na quantidade de tomadas e interruptores necessários, pois há muitos eletros que precisam de uma tomada dedicada para eles e tomada de 20A, como micro-ondas, geladeira e coifa/depurador.
Se possível, para os demais eletros use uma torre de tomadas ou canaletas de alumínio, que trazem mais proteção e segurança para toda a família.
Um modelo sugerido seria:
- entrada: um interruptor único ou duplo;
- fogão e forno: 1 tomada dupla 20A;
- depurador: 1 tomada 20A;
- eletrodomésticos: 1 tomada dupla 20A e 1 torre de tomadas 10A;
- geladeira: 1 tomada 20A.
6. Escolha bem as portas
Tenha cuidado com as portas basculantes nas partes mais altas do armário aéreo, de modo que não dificultem o seu fechamento após abertas ou fiquem muito baixas, o que pode fazer com que você bata a cabeça.
Já as portas de correr, apesar de não possuírem o problema de fechamento das portas basculantes, não permitem a visualização total do interior do móvel, já que uma corre sobre a outra.
Por fim, as portas de abrir são as mais comuns por serem mais simples e baratas. Por outro lado, se o corredor da cozinha planejada é pequeno, tome cuidado porque elas consomem muito espaço e podem dificultar a circulação.
Para não cometer erros ao comprar seus móveis planejados, assine a newsletter da Cômodo e receba mais dicas como essas!