O que é um projeto de interiores e quais as vantagens?
Como bem sabemos, o isolamento social foi uma das principais medidas adotadas para evitar a proliferação da Covid-19. Dito isso, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa do que o habitual. Nesse contexto, tornou-se comum cuidar mais do lar e valorizar o projeto de interiores.
A princípio, algumas pessoas julgavam que a decoração e o cuidado com o lar eram coisas supérfluas. No entanto, investir na otimização de espaços e considerar o aspecto dos cômodos são ações muito benéficas. Ao passo que um local funcional e visualmente agradável contribui para o bem-estar e o conforto de todos.
Por isso, nada melhor que conhecer a fundo as particularidades desse tema. Então, continue conosco e perceba o quanto esse investimento terá vantagens a longo prazo. Boa leitura!
O que é o projeto de interiores
Trata-se de um conjunto de informações sobre um ambiente com objetivo de gerar o resultado mais adequado às necessidades do cliente, diante de um espaço bem dimensionado, planejado e confortável. Está incluída nesse trabalho a escolha do mobiliário, por exemplo.
Um projeto de interiores pode conter apenas um design de interiores ou toda uma arquitetura de interiores. Enquanto na arquitetura de interiores, o profissional tem a liberdade de redesenhar os cômodos e derrubar paredes, no design de interiores o responsável tem o foco apenas com o aspecto decorativo.
De modo geral, muitos o confundem com o projeto arquitetônico. O projeto de interiores visa o aproveitamento interno de um imóvel depois que ele está construído, ou seja, passada a fase do projeto arquitetônico. Já o projeto arquitetônico é focado na construção dos espaços, ou seja, questões ligadas a níveis de piso, alvenaria, fachadas e demais detalhes que envolvem a execução da obra de construçāo do imóvel.
A importância do projeto de interiores
O projeto de interiores é importante para definir as posições dos móveis e itens de decoração, layouts, tipos de revestimentos e forros, instalações, pontos de luz, entre outros detalhes – de modo que, você terá ambientes que combinem com a sua personalidade e favoreçam a sua rotina.
Por meio dele, é possível finalizar os ambientes ou fazer reformas, restaurações e outras modificações. Tudo isso seguindo um planejamento e conforme o manual do proprietário, evitando assim maiores imprevistos e conservando seu orçamento.
As principais etapas do projeto de interiores
Primeiramente, o profissional que conduzirá o projeto de interiores passa por uma fase de entendimento do seu perfil. Esse é um momento em que ele coletará informações sobre as suas necessidades e desejos na melhoria do seu lar.
Depois, ele fará um estudo preliminar. Aqui serão reunidas as soluções pertinentes para que seja construída uma primeira proposta de projeto. O responsável apresenta diferentes ideias e opções de layouts para cada cômodo da casa com o objetivo de tornar tangível todas as percepções captadas na etapa anterior.
Após a aprovação do cliente, a equipe passa por uma etapa mais técnica chamada anteprojeto. Aqui é possível ver resultados próximos à realidade por meio da modelagem 3D.
Uma vez aprovado, avança-se para o projeto executivo, no qual são apresentados todos os detalhamentos técnicos e informações relevantes para a execução do projeto. E, por fim, a execução da obra.
A elaboração do projeto mobiliário e a escolha dos móveis
O projeto mobiliário pode fazer parte do projeto de interiores ou ser um serviço separado. Basicamente, ele segue as mesmas etapas, mas, desta vez, focado apenas na mobília que será disposta na casa. Nesse contexto, os móveis planejados ganham destaque, com itens feitos de acordo com as especificidades de cada ambiente.
O responsável de um projeto de interiores busca seguir as tendências atuais, sempre visando atender as necessidades e estilos de cada cliente. Entre algumas tendências, podemos citar a escolha por espaços abertos e multifuncionais. Essa é uma alternativa bastante pertinente na rotina de profissionais em home office, por exemplo.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é e quais são as etapas de um projeto de interiores. Por isso, após finalizar o projeto arquitetônico, lembre-se de procurar um profissional experiente para garantir o conforto e bem-estar de você e sua família na sua residência.
Por fim, não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão investir na própria casa e melhorar a qualidade de vida.