O que é smart home e como aderir a essa novidade?
A tecnologia trouxe inúmeras facilidades para a vida de todos, com soluções acessíveis a diferentes necessidades. Sem dúvidas, a internet das coisas é uma tendência que chegou para ficar e muitos já querem investir no conceito de casa conectada ao comprar o primeiro apartamento. Afinal, é surpreendente contar com uma smart home, não acha?
Além da questão da praticidade, o morador tem mais segurança no dia a dia. É possível automatizar tarefas e ter acesso às câmeras por meio de um software que ajuda a analisar e fazer backup dos dados. Ou seja, é uma ótima maneira de focar no seu bem-estar e ter uma casa futurista.
Quer conhecer um pouco mais sobre o conceito? Então, continue conosco e veja alguns detalhes dessa proposta nos tópicos abaixo. Boa leitura!
Qual o conceito de smart house?
Trata-se de um conjunto de tecnologias que visam trazer praticidade e estabelecer um melhor controle das atividades do lar. Sendo assim, é possível controlar uma diversidade de dispositivos conectados à internet.
Sem dúvidas, é um investimento que traz vantagens a longo prazo. Se você tem uma rotina agitada, com certeza, vai se beneficiar bastante desse mecanismo. Afinal, é possível estabelecer comandos que auxiliam na realização de determinadas tarefas e ajudam a otimizar o seu tempo.
O que é possível fazer?
Por meio de um software você administra o andamento de diversas tarefas. Por exemplo, é possível conferir se as portas e janelas estão trancadas antes de dormir. Além disso, o morador conta com o apoio de um assistente virtual.
Em resumo, é um mecanismo controlado por um comando de voz que facilita a execução de tarefas como tocar uma música, fazer uma pesquisa na web ou reproduzir algum vídeo de sua preferência na smart TV. Há modelos que atendem às necessidades de cada cliente.
Você também pode controlar a iluminação da casa, mudar a temperatura do ar condicionado e ligar ou desligar determinados eletrodomésticos e aparelhos remotamente, através da conexão com a internet. Afinal, há vários acessórios que tornam real esse conceito de smart home.
Quais as principais vantagens da smart home?
De antemão, é necessário alertar que a smart home contribui para um estilo de vida mais sustentável. Isso porque, com o uso de detectores de presença, sistema de climatização e de controle dos objetos conectados à internet, você consegue trazer mais economia às suas contas de energia e água.
Sendo assim, você e sua família poderão preservar os bens naturais e materiais. Essa qualidade de vida traz um impacto positivo e estabelece uma grande harmonia entre os moradores e a casa.
O que é necessário para ter uma smart home?
Antes de deixar a casa inteligente é necessário ter um bom planejamento e contar com um orçamento para investir na compra de produtos específicos. Por exemplo, lâmpadas, fitas de LED e interruptores inteligentes.
Sensores Wi-Fi que detectam vazamentos na cozinha, a presença de fumaça nos cômodos ou que ajudam a ligar e desligar objetos também entram na lista. Sem falar nas Smart Câmeras 360° e Smart Vídeo Porteiro.
Por fim, se quiser investir em uma smart home é bom escolher bem por onde começar e não se esquecer de contar com assistentes pessoais para facilitar o controle da casa como um todo. Sem dúvidas, você não se arrependerá desse investimento tão necessário atualmente.
Se você gostou das nossas dicas, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber mais conteúdos como este.