tipos de acabamentos para móveis planejados

Conheça os principais tipos de acabamentos para móveis planejados

Assim como a decisão da matéria-prima utilizada na fabricação, a escolha dos tipos de acabamentos para móveis planejados pode influenciar consideravelmente no preço e na percepção de qualidade.

Inegavelmente, são os acabamentos os principais responsáveis por tornar um móvel diferente do outro e traduzir em cores e texturas a personalidade do cliente.

No mercado, existem diversas opções de acabamentos que atendem às necessidades dos mais variados gostos e bolsos, mas qual é a melhor opção?

Neste post apresentaremos diversas opções e mostraremos a fundo as características dos acabamentos para móveis planejados. Veja como fazer boas escolhas, capazes de conferir beleza e qualidade aos móveis de cada cômodo da sua casa. Boa leitura!

O que são acabamentos?

Os acabamentos que nos referiremos aqui envolvem tudo aquilo que vem ao final de uma etapa de desenvolvimento e construção do móvel planejado. Sendo assim, o acabamento de um móvel tem como objetivo dar um aspecto mais agradável e atrativo ao produto para o cliente.

Alguns dos conceitos e exemplos apresentados não se restringem ao mundo dos planejados, podendo ser observados também em móveis tradicionais.

Por que conhecer os tipos de acabamentos para móveis planejados?

Ao conhecer os principais tipos de acabamentos, o morador pode apostar em alternativas que colaboram para a durabilidade do material e que se adaptam às suas necessidades estéticas e funcionais.

Em outras palavras, mais do que apenas o quesito visual, o acabamento tem grande influência na qualidade final dos móveis e conhecer sobre suas particularidades faz com que sua decisão de compra seja mais consciente e coerente com seus interesses.

Os tipos de acabamentos para móveis planejados

Como já destacado, existe uma infinidade de opções de acabamentos, proporcionando ao cliente uma grande variedade na busca pela opção que mais lhe agrade.

Porém, você pode se sentir um pouco perdido quando lhe são apresentadas todas essas opções de uma só vez. Então, na representação a seguir, separamos os tipos de acabamento em grupos.

tipos de acabamentos

Assim, cada um dos grupos refere-se a um aspecto específico da construção do móvel. Continue conosco enquanto lhe guiamos para que você tenha todas as definições de acabamento do seu móvel planejado.

Tipos de acabamento – Material

Quando se trata do material utilizado no móvel planejado, muitas vezes os compradores e fornecedores se restringem a discutir sobre o tipo de madeira a ser utilizada internamente na estrutura do móvel.

Por outro lado, existem outros materiais que são utilizados no acabamento dos móveis que são igualmente importantes e que merecem a sua atenção.

Revestimentos

Dentre os tipos de acabamento utilizados nos móveis planejados, estão os materiais usados para seu revestimento. 

Então, o revestimento de um móvel nada mais é do que aquilo que cobre o seu contorno externo. Sendo assim, são os revestimentos que dão ao móvel suas variadas cores, texturas, padrões e demais aspectos visuais.

Em síntese, os revestimentos utilizados no móvel planejado podem ser normalmente divididos em 2 tipos: lâminas e pintura.

Revestimento por Lâminas

Atualmente, com a produção em larga escala, grande parte da indústria utiliza chapas de madeira processada para a produção dos móveis.

Nessa chapa, existe um revestimento externo sobreposto à madeira e composto de uma fina lâmina que pode ser de diferentes materiais.

Só para exemplificar, os tipos mais comuns de lâminas utilizadas na confecção dos móveis planejados são:

  • 1) Finish Foil (FF);
  • 2) Laminado melamínico de alta pressão (AP);
  • 3) Laminado melamínico de baixa pressão (BP);
  • 4) Lâmina de PET;
  • 5) Lâmina de PVC;
  • 6) Lâmina de madeira natural;
  • 7) Lâmina de madeira composta.

Vale ressaltar que, apesar de ele ser uma camada externa e ser o maior responsável pela estética do móvel, sua aplicação não costuma ser feita ao final da construção do móvel

Como comentado, as chapas utilizadas para a sua fabricação normalmente já possuem o revestimento escolhido previamente, o que dificulta a modificação de cores do móvel depois de pronto, por exemplo.

Revestimento por Pintura

Uma alternativa ao revestimento por lâminas é o uso tintas. Assim, seu uso pode ser feito tanto para o revestimento das chapas de madeira, quanto para o acabamento do móvel de madeira maciça/não processada.

As opções mais comuns são: 

  • Laca;
  • Pintura UV;
  • Vernizes, óleos e ceras;
  • Tingidores (stain e impregnantes);

A saber, dentre as opções apresentadas, a laca é a tendência do momento. Trata-se de uma resina de origem vegetal que passa por diversos processos de pintura e polimento até gerarem seus resultados em versões foscas ou brilhantes.

Portas

Um outro tipo de acabamento que envolve a escolha do material a ser utilizado além do próprio revestimento do móvel é o material das portas. 

Nesse sentido, as portas podem ser vistas como um tipo de acabamento, pois costumam ser produzidas de maneira independente, permitindo sua manutenção/troca, fornecendo um novo aspecto a um móvel que já possui alguns anos.

Dentre as principais opções de materiais para as portas dos móveis planejados, estão:

  • Madeira;
  • Vidro;
  • Espelho;
  • Metacrilato.

A escolha do material utilizado na porta é um dos principais fatores que influenciam no preço dos móveis planejados. Por exemplo, no caso de vidros e espelhos, além da própria matéria-prima ser mais cara, esses materiais são fixos ao móvel por uma estrutura de alumínio, o que aumenta a complexidade de produção.

Borda e Fitagem

A fitagem das bordas do móvel planejado é um processo necessário toda vez que há um corte na chapa de madeira. Sua função é a de revestir as bordas que, após cortadas, ficam na cor da “madeira crua”, ou seja, expõem a matéria-prima interna da chapa. 

Sabe aquele móvel barato que com pouco tempo parece que já está todo descolando? Ou ainda, aquela mesa que você não pode deixar os braços apoiados, do contrário o móvel fica todo marcado e com dores?

Em suma, tudo isso tem relação com a qualidade das bordas do móvel. Essa qualidade é função de quatro fatores principais:

  • Espessura da fita de borda;
  • Material da fita de borda;
  • Processo de colagem;
  • Tratamento da borda.

O processo de tratamento das bordas é muito importante, pois além da função estética, exerce também um importante papel na impermeabilização da chapa. Ou seja, influencia diretamente na durabilidade do móvel.

Tipos de acabamentos para móveis planejados – Estrutura

Além dos acabamentos que envolvem as decisões dos materiais a serem utilizados, existem os acabamentos mais relacionados à estrutura de construção e de montagem do móvel planejado.

Montagem

A montagem dos móveis refere-se não somente à instalação na casa do comprador, como também a montagem do móvel feita muitas vezes na fábrica/marcenaria.

Como você deve imaginar, de nada adianta ter os melhores materiais no seu móvel se na hora da montagem tudo fica torto e mal-acabado. Então, ao avaliar a qualidade de montagem de móveis planejados, podemos citar:

  • Ajustes de ferragens;
  • Nivelamentos;
  • Encaixes;
  • Arremate/fechamento.

Sem dúvidas, um montador capacitado garante o funcionamento impecável nas aberturas e fechamento de portas e gavetas. Além disso, também conferem o alinhamento exato entre as partes do móvel planejados e seu perfeito encaixe entre paredes e teto.

Construção

Nesse sentido, apesar de não ser um acabamento propriamente dito, a estrutura de construção dos móveis planejados permite uma percepção muito variada do seu acabamento dependendo da solução escolhida.

Dentre as diferentes soluções, aquelas que influenciam mais diretamente no acabamento dos móveis planejados estão:

  • Tamponamento;
  • Ripado;
  • Frisos e relevos;
  • Puxadores.

Sobretudo, o importante é escolher o que seu gosto mandar. Os processos em geral encarecem o móvel, mas podem ser o toque final que faltava para deixar tudo com a sua cara.

Aqui, você conheceu os principais tipos de acabamentos para móveis planejados. Cada um tem características bem marcantes e que se adéquam às diferentes necessidades. Por isso, não se esqueça de pesquisar bem e escolher opções que se adaptam ao seu perfil.

Quer saber ainda mais sobre o mundo dos móveis planejados? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e atualizados.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.